RECONHECIMENTO
 
 
Obra inédita sobre assédio moral pode entrar no Livro dos Recordes
 
Data: 01/01/2006
Depois de entrar no RankBrasil
como primeiro livro brasileiro sobre assédio moral e também como autor da primeira lei do País sobre o tema, João Renato Alves Pereira, que escreveu a obra “Assédio Moral - Dando a volta por cima”, pode entrar no Guinness Book, o Livro dos Recordes, em 2006.

Na época em que propos a lei, o autor era vereador em Iracemápolis, o que colocou também o município em destaque em todo o País. Muitas Câmaras Municipais passaram a discutir o assunto depois do lançamento do livro.
Seu objetivo a partir de agora é combater definitivamente o assédio no País para que a Lei se estenda para a esfera federal. Segundo João Renato, a idéia de escrever a obra surgiu da necessidade de divulgar o assunto para ajudar as pessoas a se defenderem desse tipo de humilhação. “O livro é uma contribuição para o debate ético a respeito do assédio moral nas relações trabalhistas”, afirmou.

Definido como a exposição de trabalhadores a situações humilhantes, como pressões e cobranças repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho, o assédio moral vem se tornando comum nas administrações públicas em várias cidades do País.

Apesar de ainda ser uma prática comum e oculta, João Renato afirmou que, por outro lado, vem crescendo o interesse de empresas e sindicatos para discutir o problema. “Nós estamos realizando muitas palestras orientativas. “As empresas estão se conscientizando de que só terão prejuízos se cometerem o assédio moral”, enfatizou.

Muitos trabalhadores submetidos a esta situação apresentam quadros de dependência química, tentativa de suicídio e dificuldade de adaptação em outros empregos. “As pessoas se sentem desvalorizadas e perdem a auto-estima. Daí a necessidade de um combate cada vez mais incisivo”, completou. (ESS)

http://www.gazetadelimeira.com.br/site/index.php