Limeira e Região

Lei brasileira pode ir para o Guinness Book

João Renato: "o livro registra uma experiência pessoal"

Júnia Mariano
Limeira

O livro "Assédio Moral, dando a volta por cima", do professor e ex-prefeito de Iracemápolis João Renato Alves Pereira, já está em sua segunda edição. Em 2004, a obra recebeu dois certificados - pelo Rankbrasil, livro de recordes brasileiro, e foi indicado para entrar no Guinness Book, por ser a primeira lei mundial que trata do tema.

"O objetivo do livro nasceu da necessidade de registrar um fato de experiência pessoal que vivi - de assédio moral", cita o autor. "É um livro de fácil leitura, que pode ser lido e entendido tanto pelo empregado - de qualquer área - quanto pelo patrão" fala.

"Assédio Moral, dando a volta por cima" é uma produção independente. "Senti na pele o assédio moral e percebi o mal que isso faz para o trabalhador, que tem sua saúde física e psíquica afetada e também a vida social, familiar do assediado tem conseqüências terríveis", conta.

Quando foi vereador em Iracemápolis, João Renato foi autor da primeira lei brasileira que protege o funcionário contra o assédio moral. "Coloquei Iracemápolis como pioneira e incentivou a criação desta lei em outras Câmaras Municipais e Assembléias Legislativas", fala.

Ele lembra que Iracemápolis é citada como referência em livros jurídicos, o que divulga o nome da cidade. "Foi a partir desta lei aprovada em Iracemápolis que o assunto sobre assédio moral progrediu mais na área do Direito. Na Câmara Federal, já existem vários projetos em discussão para o combate ao assédio moral que ainda não tem uma lei federal", conta.

APERFEIÇOAMENTO
Com esta lei, a intenção é que seja feito um aperfeiçoamento nas relações de trabalho. "Que o local de trabalho seja um lugar onde as pessoas tenham um bom relacionamento, com profissionalismo e respeito", comenta.
"Se não fosse eu ter sentido na pele o assédio moral, não teria surgido esta lei que cita uma experiência vivida. E que esta lei sirva de estímulo para a sociedade reagir contra essa situação", fala. João Renato também é convidado para ministrar palestras e seminários em empresas para tratar do tema.
O livro custa R$ 25 e pode ser encontrado na Livraria IV Centenário, em Limeira. Mais informações pelo site www.leiassediomoral.com.br

Publicado em: 31/12/2005

http://www2.uol.com.br/jornallimeira/