Gazeta de Iracemápolis

Livro sobre assédio moral pode entrar para Guinness Book

O ex-prefeito e professor João Renato Alves Pereira lançou o livro “Assédio Moral - Dando a volta por cima”. É o primeiro livro do país a abordar o tema, fato que culminou na entrada para o RankBrasil. João Renato era vereador na cidade quando criou a primeira lei do País sobre o tema. Por ser um assunto de grande importância e o pioneiro no país, há possibilidades do livro entrar no Guinness Book, o Livro dos Recordes, neste ano.

Segundo João Renato, o objetivo da obra é combater definitivamente o assédio no País, fazendo com que a Lei seja atribuída nos órgãos federais.

Na época em que, atuava como vereador, João Renato teve a idéia de escrever a obra devido a necessidade de divulgar o assunto para ajudar as pessoas a se defenderem desse tipo de humilhação. “O livro é uma contribuição para o debate ético a respeito do assédio moral nas relações trabalhistas”, afirmou.

No livro é exposto o problema de assédio moral nas administrações públicas, onde os trabalhadores são submetidos a situações humilhantes, como pressões e cobranças repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho. João Renato ressalta que, as empresas e os órgãos públicos precisam se conscientizar que só terão prejuízos se cometerem o assédio moral.

Os trabalhadores que sofrem pressões excessivas no trabalho se sentem desvalorizados e perdem gradativamente a auto-estima, apresentando dependência química e dificuldade de adaptação em outros empregos. (G.P)